Categories
Cotidiano Textos

Síndrome de Glória Pires

A Síndrome de Glória Pires é definida como a incapacidade total ou parcial de emitir opinião relevante sobre qualquer assunto em uma dada situação discursiva. Sofrer dessa síndrome significa que você:

  1.  Poderá não conseguir produzir qualquer opinião assertiva sobre um tópico discursivo;
  2.  Se conseguir começar, a progressão temática será demasiado sucinta ou
  3.  em casos mais extremos, não conseguirá concluir o raciocínio com efetividade.

# Causas
As principais causas da síndrome são comportamentais e físicas.
As comportamentais podem estar associadas a apatia, tédio, falta de concentração espontânea ou deboísmo exacerbado.
As físicas têm relação com disfunções da garganta, cordas vocais, língua, boca, pulmões e outros órgãos. Dor, irritação ou desconforto físico nesses órgãos desestimulam a produção desde juízos de valor elaborados a meras respostas retóricas.

# A SGP e a surdez
Apesar de um pouco ingênua e limitada, é comum a analogia entre a SGP e a surdez, isto porque muitos dos surdos de nascença, por nunca terem ouvido, não aprendem a falar. Os gloriapiréticos, por nunca terem ouvido declarações embasadas e relevantes dentro de um contexto conversacional, não teriam condições cognitivas de produzi-las.

# SGP por escolha
Um variação bem mais rara – mas muito interessante – de SGP é o das pessoas que decidem voluntariamente não emitir opiniões sobre nada. Essa mutação da síndrome ocorrem normalmente por motivos religiosos, sociais ou educacionais, mas pode ocorrer em qualquer contexto e com qualquer pessoa; basta querer.

By Sandro Brincher

Eu sou aquele que, de fones nos ouvidos, através da janela empoeirada do ônibus, perscruta os paralelepípedos irregulares da calçada de um parque à procura de alguém que tenha, ao resgatar do fundo das algibeiras um maço de cigarros molhados pela chuva que acaba de dar trégua, derrubado um bilhete premiado de loteria.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.